Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Lipídios

O azeite de oliva é um glicerídio.

Lipídios são substâncias insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, tais como o éter e o álcool; uma vez que, de forma geral, não apresentam carga elétrica. Possuem diversas funções e características distintas, de acordo com os grupos aos quais pertencem. Uma das principais se refere ao armazenamento de energia; outras incluem o isolamento térmico e elétrico, proteção a choques mecânicos, formação de membranas celulares, formação de hormônios e vitaminas, etc.

Triglicérides, ou glicerídeos, são resultantes da união de duas ou três moléculas de ácidos graxos a um tipo de álcool, o glicerol. Sua principal função é a de armazenamento de energia, sendo os lipídios encontrados em maior quantidade nos alimentos.

São representados pelos óleos e gorduras. Os óleos são constituídos por moléculas de ácidos graxos insaturados, ou seja: com ligação dupla entre os carbonos de cadeia, encontrados, mais frequentemente, em vegetais. As gorduras são formadas por ácidos graxos saturados (sem duplas ligações), encontrados em animais, geralmente se acumulando nas células adiposas. Óleos são líquidos à temperatura ambiente; e gorduras, sólidas.

Fosfolipídios são lipídios formados por álcool e ácido graxo, unidos a um grupo de fosfato. São encontrados predominantemente nas membranas celulares e, diferentemente dos triglicérides, possuem uma região polar e outra apolar (cabeça hidrofílica e cauda hidrofóbica).

Cerídeos são formados por ácidos graxos e álcoois de cadeia longa. Altamente insolúveis em água e, por isso, são responsáveis pela impermeabilização de diversas estruturas, como o ouvido humano, folhas e frutos; protegendo-as. No primeiro caso, a proteção é eficaz contra germes, e nos dois últimos, contra a perda d’água. Abelhas também produzem ceras.

Carotenoides são pigmentos insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos e óleos; sendo muito importantes na realização da fotossíntese, em vegetais; e na produção de vitamina A, em animais. Possuem cor vermelha, amarela ou alaranjada.

Esteroides são substâncias associadas a lipídios, formadas por um álcool de várias cadeias fechadas. Suas funções dependerão de qual substância estamos nos referindo, ou seja: se são hormônios sexuais ou da glândula suprarrenal, colesterol, sais biliares do fígado ou vitamina D.


Por Mariana Araguaia
    Deixe seu comentário para "Lipídios"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Inglês
    Aprenda o conceito e as classificações dos artigos utilizados na língua inglesa.

    ..................................................

    História do Brasil
    Informe-se a respeito de como viviam os índios na época do descobrimento do Brasil.

    ..................................................