Esqueci minha senha

Floresta tropical

A Floresta Amazônica é uma floresta tropical riquíssima em espécies vegetais e animais

Também chamada de floresta pluvial tropical, a floresta tropical se localiza nas regiões tropicais do globo, onde o clima é quente (média de 270C) e com chuvas frequentes e abundantes, o que justifica o nome floresta pluvial tropical. É uma floresta que ocorre ao norte e ao sul da linha do Equador, e que ocupa grande parte da América Central, norte da América do Sul (Bacia Amazônica), algumas regiões da África e Austrália, e algumas ilhas do Pacífico.

É um tipo de floresta que ocupa somente 7% da superfície da Terra, mas que abriga mais espécies de plantas e animais que todos os outros biomas juntos, por isso é o bioma com maior diversidade de seres vivos da Terra.

A floresta tropical possui uma vegetação exuberante, em razão da grande quantidade de energia solar e água que recebe, tanto que a vegetação cresce durante todo o ano, com árvores atingindo até 60 metros de altura. As folhas das árvores são largas, o que facilita a absorção de luz solar sem que se desidratem, pois a água que a planta perde durante sua transpiração é compensada pela absorção de água pelas raízes. Sendo assim, essas plantas são chamadas de latifoliadas (latus=largo, amplo; folia= folha). Por manterem suas folhas durante todo o ano, essas árvores são chamadas de perenifólias (perennis= perpétuo, duradouro). As raízes das árvores são pouco profundas, sendo facilmente derrubadas nos desmatamentos. É frequente encontrarmos raízes tabulares que promovem uma maior fixação da planta.

A raiz tabular proporciona uma maior fixação à árvore
A raiz tabular proporciona uma maior fixação à árvore

Nas florestas tropicais, as copas das árvores mais altas impedem que grande parte da luz do sol chegue ao interior da floresta, sendo que apenas 1% dessa energia atinge o solo. Isso diminui ou impede o desenvolvimento de várias espécies de plantas, enquanto outras (como bromélias, epífitas e samambaias) se desenvolvem sobre troncos das árvores como uma forma de ficarem mais próximas da luz. Na copa dessas árvores, podemos observar um dos mais populosos e diversificados ecossistemas da Terra, pois nela podemos encontrar milhares de espécies de animais em uma única árvore.

O solo das florestas tropicais é pobre em nutrientes minerais, mas a reciclagem da matéria orgânica é muito rápida. Os fungos e bactérias presentes no solo levam cerca de dois meses para decompor uma folha, enquanto que em uma floresta temperada, essa folha demoraria de um a sete anos para ser decomposta. O resultado dessa decomposição são nutrientes minerais que são absorvidos pelos vegetais imediatamente e utilizados na fotossíntese e no seu metabolismo. Dessa forma, os nutrientes estão nos vegetais, e não concentrados no solo.

Por conter uma vegetação muito rica, a fauna da floresta tropical também é rica e variada. São muitos animais vertebrados, como mamíferos, répteis, anfíbios, aves; e invertebrados, como os insetos. Por viverem em um clima quente e com abundância de água, o organismo dos animais que ali vivem está sempre em atividade – assim, eles se reproduzem mais.

Nas florestas tropicais há uma grande variedade de flora e fauna
Nas florestas tropicais há uma grande variedade de flora e fauna

Infelizmente, as florestas tropicais vêm sendo muito destruídas. Quando isso acontece, perde-se a proteção natural contra a erosão causada pelo vento, água e outros fatores. Com a derrubada das árvores, a água da chuva leva todos os nutrientes minerais para o fundo do solo, processo que chamamos de lixiviação, tornando esses nutrientes inacessíveis para a planta, o que reduz sua fertilidade. Além disso, a terra que sai da erosão é levada para o fundo dos rios, provocando assoreamento e facilitando o seu transbordamento, o que provoca as inundações.

Com a destruição das florestas tropicais, além de perdermos a proteção do solo, perderemos também milhares de espécies vegetais e animais que ali vivem, algumas até endêmicas de determinada região.


Por Paula Louredo Moraes
    Deixe seu comentário para "Floresta tropical"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Compreenda as peculiaridades da razão do tipo infravermelha.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................