Eutérios

Os mamíferos placentários vivem nos mais diversos ambientes da Terra
Os mamíferos placentários vivem nos mais diversos ambientes da Terra

Os eutérios, também chamados de mamíferos placentários, são o maior grupo da classe dos mamíferos, compreendendo aproximadamente cinco mil espécies, ou seja, 95% das espécies de mamíferos. Os eutérios podem ser encontrados nos mais variados ambientes e com uma grande diversidade de adaptações.

Os filhotes desses animais completam seu desenvolvimento embrionário no útero materno, no interior da placenta. É através do cordão umbilical que se liga à placenta que o embrião recebe nutrientes e oxigênio e elimina gás carbônico e excreções. Além da placenta também estão presentes o córion, o âmnio, a alantoide e o saco vitelínico. Após o parto, a placenta se desprende do útero e é eliminada. Após o nascimento, os filhotes recebem o cuidado das mães, responsáveis pela amamentação. 

Ao contrário dos monotremados, os mamíferos placentários não possuem cloaca e em sua maioria apresentam apenas duas aberturas, sendo uma destinada ao sistema reprodutor e excretor, e a outra para os produtos do sistema digestório. Apenas as fêmeas que fazem parte da ordem Primata possuem três aberturas, sendo uma para o sistema urinário, uma para o sistema digestório e outra para o sistema reprodutor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dentre as ordens dos eutérios podemos citar: tatus e preguiças (Ordem Xenarthra); coelhos e lebres (Ordem Lagomorfa); ratos, esquilos, castores e capivaras (Ordem Rodentia); gatos, leões, raposa, hiena, urso e cão (Ordem Carnivora); toupeiras e cacheiros (Ordem Insectivora); gorilas, seres humanos e chimpanzés (Ordem Primates); morcegos (Ordem Quiroptera); girafa, lhama, carneiro e antílope (Ordem Artiodactyla); baleias, cachalotes e golfinhos (Ordem Cetacea); zebra, rinoceronte e cavalo (Ordem Perissodactyla); peixes-boi (Ordem Sirenia); e elefantes (Ordem Proboscidea).

Por: Paula Louredo Moraes