Ciclo de Krebs

Ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico, é a segunda etapa do processo de respiração celular e ocorre no interior da mitocôndria em organismos eucariontes.

Ilustração do ciclo de Krebs como segunda etapa da respiração celular.
O ciclo de Krebs é a segunda etapa da respiração celular.

O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico e ciclo do ácido tricarboxílico, é a segunda etapa do processo de respiração celular e ocorre, em organismos eucariontes, no interior da mitocôndria.

Ele consiste em uma sequência de oito reações químicas que formam um ciclo devido à regeneração, ao final do ciclo, do oxoloacetato que inicia o processo. O rendimento total do ciclo de Krebs por glicose é 6 NADH, 2 FADH2 e o equivalente a 2 ATP.

Saiba mais: Transporte ativo — o processo celular em que as substâncias são levadas contra o gradiente de concentração

Tópicos deste artigo

Resumo sobre ciclo de Krebs

  • O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico e ciclo do ácido tricarboxílico, é a segunda etapa da respiração celular.

  • Ocorre na matriz mitocondrial.

  • Possui oito etapas.

  • No seu final, o oxaloacetato é regenerado.

  • Seu rendimento total por glicose é 6 NADH, 2 FADH2 e o equivalente a 2 ATP.

Videoaula sobre ciclo de Krebs

Ciclo de Krebs: o que é?

O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico e ciclo tricarboxílico, é a segunda etapa do processo de respiração celular, ocorrendo logo após o processo de glicólise. Nesse ciclo, ocorre a oxidação de combustíveis orgânicos derivados do piruvato. O ciclo de Krebs é assim denominado em homenagem a Hans Krebs, cientista que dedicou seus trabalhos a essas importantes reações na década de 1930.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Ciclo de Krebs e a respiração celular

O ciclo de Krebs é a segunda etapa da respiração celular. A primeira etapa dela é a glicólise, que ocorre no citosol. Na glicólise, formam-se duas moléculas de piruvato, que, em organismos eucariontes, entrarão no interior da mitocôndria para que a respiração continue. O ciclo de Krebs, em organismos eucariontes, ocorre na matriz mitocondrial.

A próxima etapa do processo de respiração celular, a fosforilação oxidativa, ocorre, em eucariontes, na membrana mitocondrial interna. O ciclo de Krebs, em organismos procariontes, acontece no citosol, enquanto a fosforilação oxidativa acontece na membrana plasmática.

Leia também: Células procarióticas e eucarióticas — qual a diferença?

Etapas do ciclo de Krebs

O ciclo de Krebs corresponde a uma sequência de oito reações. Essas reações contam com a participação de diferentes enzimas, que atuam catalisando esses processos. Veremos, a seguir, as etapas do ciclo:

Ilustração das oito etapas do ciclo de Krebs.
Leia o texto a seguir acompanhando as etapas na ilustração acima.
  • Etapa 1: o ciclo de Krebs ocorre após o processo de glicólise, com a entrada do piruvato na mitocôndria. O piruvato é convertido em um composto chamado de acetil-CoA ou acetil coenzima A. Na primeira etapa, o grupo acetila do acetil-CoA é transferido a uma molécula de quatro carbonos, o oxaloacetato, produzindo o citrato. Citrato é forma ionizada do ácido cítrico, por isso o ciclo de Krebs é também conhecido como ciclo do ácido cítrico. Devido ao fato de o ácido cítrico ser um ácido tricarboxílico de seis carbonos, o ciclo também é chamado por alguns autores de ciclo do ácido tricarboxílico.

  • Etapa 2: o citrato é convertido em seu isômero, o isocitrato. Essa conversão ocorre por meio da retirada de uma molécula de água e adição de uma outra.

  • Etapa 3: destaca-se como a primeira de quatro etapas de oxidação que ocorrem no ciclo de Krebs. Nesse processo, o isocitrato é oxidado e NaD+ é reduzido a NADH. Forma-se um composto instável, que perde uma molécula de gás carbônico.

  • Etapa 4: uma reação de oxidação produz gás carbônico e reduz NAD+ a NADH. A molécula que permanece é anexada à coenzima A por meio de uma ligação instável.

  • Etapa 5: a coenzima A é substituída por um grupo fosfato. Forma-se então uma ligação fosfato a succinato de alta energia. O fosfato é transferido ao GDP e forma-se GTP (trifosfato de guanosina), uma molécula similar em estrutura e função com o ATP. O GTP poderá ser usado pela célula na produção de ATP ou atuar diretamente na realização de trabalho. Em plantas e bactérias, é formado ATP no lugar de GTP.

  • Etapa 6: é a terceira etapa de oxidação do ciclo de Krebs. Nessa etapa, a FAD remove dois átomos de hidrogênio do succinato, levando à formação de FADH2.

  • Etapa 7: uma molécula de água é adicionada ao fumarato.

  • Etapa 8: é a última etapa do ciclo e também a última das quatro etapas de oxidação. Ocorre a oxidação do substrato, reduzindo NAD+ a NADH e regenerando o oxaloacetato. A regeneração do oxaloacetato é o processo que garante o status cíclico ao ciclo de Krebs.

Rendimento total do ciclo de Krebs por glicose

Quando observamos o ciclo de Krebs, verificamos que uma molécula de ATP é gerada após uma única volta no ciclo. Entretanto, não podemos nos esquecer de que a glicólise produz duas moléculas de piruvato. Sendo assim, cada glicose originará dois acetil-coA, que entrarão no ciclo, garantindo um rendimento total por glicose de: 6 NADH, 2 FADH2 e o equivalente a 2 ATP.

Por: Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos relacionados

Cadeia respiratória

Saiba aqui como ocorre a cadeia respiratória, a terceira etapa da respiração celular.

Fermentação

Fermentação, Substâncias orgânicas, Liberação de energia, Oxigênio, Síntese anaeróbia, Fungo, Bactérias, Protozoários, Álcool etílico, Ácido lático, Lactobacilos, Sacchomyces cerevisiae, Levedura, Contração muscular, Piruvato, Fadiga muscular.

Glicólise

Clique aqui e saiba o que ocorre na glicólise, uma das etapas da respiração celular.

Mitocôndria

Saiba mais sobre a mitocôndria, organela que fornece energia para as células realizarem suas atividades metabólicas.

Respiração celular

Compreenda o que é a respiração celular, processo em que a célula produz energia a partir da glicose e na presença de oxigênio, e conheça suas principais etapas!