A origem dos seres vivos

Teoria endossimbionte para o surgimento das mitocôndrias e cloroplastos.
Teoria endossimbionte para o surgimento das mitocôndrias e cloroplastos.

Como a vida surgiu em nosso planeta é uma questão ainda um tanto intrigante. A ciência procura responder esse “enigma” com base em análises astronômicas, fenômenos físicos e químicos, registros geológicos e observações biológicas, contudo, hipóteses que fundamentam uma teoria evolucionista em oposição ao criacionismo.

Porém, acredita-se que os primeiros seres vivos seriam estruturalmente e fisiologicamente mais simples, constituídos de uma única célula formada por membrana plasmática delimitando o citoplasma, contendo em seu interior uma molécula de ácido nucléico e uma pequena região densa em enzimas ribossomais, denominada nucleóides.

Tal organização se assemelharia ao padrão atualmente evidente nas células procarióticas (procariontes), conferindo características análogas às das bactérias e cianobactérias (algas azuis ou cianofíceas), recebendo a denominação de arqueobactérias. E a partir dessas surgiram células mais complexas, as eucariontes, com material genético contido na carioteca.

Existem fortes indícios favoráveis a essa hipótese, fundamentando-se principalmente quanto à origem dos cloroplastos e mitocôndrias, organelas que respectivamente realizam fotossíntese e respiração celular.

Essas organelas possuem metabolismo parcial, independente das células onde estão inseridas, justificado pela existência de um filamento de DNA circular idêntico aos de bactérias, sintetizando moléculas específicas para o seu funcionamento, ou seja, controle do próprio sistema funcional, até mesmo de se multiplicarem em períodos que não coincidem com a divisão celular.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além da presença de duas membranas, uma externa lisa e outra interna: as cristas nas mitocôndrias (membrana pregueada) e os tilacóides nos cloroplastos (membrana em forma de sacos empilhados), também é utilizado como critério o tamanho e o peso dos RNAr (ribossomos).

Na matriz das mitocôndrias e no estroma dos cloroplastos existem ribossomos com dimensões inferiores aos imersos no hialoplasma da célula, contudo semelhantes aos de bactérias.

Estes argumentos, com base na teoria endossimbionte, fortalecem a teoria evolucionista, correlacionando a origem dos primeiros organismos à linha evolutiva das células eucariontes mais complexas, provavelmente surgindo devido o engolfamento de células procariontes por eucariotos simples.

Aproveite para confeir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por: Krukemberghe Fonseca

Artigos relacionados

A origem dos skinheads

A primeira feição de um movimento que se transformou com o tempo.

Características de um ser vivo

Conheça as principais características de um ser vivo e como diferenciá-lo de um ser não vivo.

Experimentos de Miller

Stanley Miller, Harold Urey, Hipótese de Oparin e Haldane, Origem dos organismos, Matéria não viva, Reações químicas, Atmosfera primitiva, Moléculas orgânicas, Amônia (NH3), Metano (NH4), Hidrogênio (H), Vapor d’água (H2O), Descargas elétricas, Aquecimento, Resfriamento, Nitrogênio (N), Dióxido de carbônico (CO2), Biodiversidade.

Teoria da Abiogênese e Biogênese

Evolução das espécies, Origem e propagação da vida, Biogênese e a Abiogênese, Geração espontânea, Método experimental, Pescoço de cisne, Isaac Newton e John Nedhan, Lázzaro Spallanzani, Francesco Redi e Louis Pasteur.

Teoria de Oparin e Haldane

A contribuição de Oparin e Haldane nos estudos sobre a origem da vida.